Olá caros colegas,
Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos.O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?
Abraço, Professor Frederico!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Dentre as mudanças provenientes do uso das tecnologias,computador e internet, podemos destacar além das pesquisas o uso do fórum, do chat que é um recurso excelente e nos proporciona participar diretamente, nos textos dos nossos educandos, sendo mediador desse conhecimento, ativando a aprendizagem com ética e respeito, orientando-os e fezendo as intervenções necessárias
Hoje vivemos em um mundo em que se predomina a tecnologia digital, essa tem nos ajudado e facilitado em nosso cotidiano de tal forma que às vezes sentimos nos perdidos em meios tecnológicos. O uso da informática e dos laboratórios vem facilitando nossos trabalhos nas escolas e colocando nossos alunos ligados ao mundo em busca de conhecimento.
O uso do computador e da internet e muito otimo pra desenvolver as aulas do professor com o aluno, é uma forma de mostrar pro aluno que existe outra forma de eprendizado nõa so o quadro negro eo caderno..
O avanço tecnológico possibilita uma maior interação professor-aluno.É através dos programas oferecidos pelo computador e pela internet que a pesquisa e as descobertas científicas chegam cada vez mais perto dos alunos.
O que podemos destacar de mudança com o uso das tecnologias e que agora o professor tem que pensar num aprendizado diferenciado de tudo que estava acostumado. Agora temos que pensar que as tecnologias veio pra ficar, por isso o professor tem que aprender a lidar com esse desafio inovador.
O papel do professor agora é de mediador do conhecimento tecnológico e na maioria das vezes aprendiz desse conhecimento.
A chegada das tecnologias de informação na escola traz desafios e problemas,onde as soluções vão depender das potencialidades de cada escola,do trabalho pedagógico que nela se realiza,de sua comunidade externa e interna,dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam a aprendizagem,com novas possibilidades de comunicação e interação,com novas formas de aprender,ensinar e produzir o conhecimento.
24 de novembro de 2008.
"A matéria prima da aprendizagem é a informação organizada, significativa: a informação transformada em conhecimento. A escola pesquisa a informação pronta, já consolidada e a informação em movimento, em transformação, que vai surgindo da interação, de novos fatos, experiências, práticas, contextos. Existem áreas com bastante estabilidade informativa: fatos do passado, que só se modificam diante de alguma nova evidência. E existem áreas, as mais ligadas ao cotidiano, que são altamente susceptíveis de mudança, de novas interpretações".
José Manuel Moran
A instituição escolar deve ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas buscar implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade.Onde o professor possui um grande papel de mediador e não de detentor de conhecimento.
Vamos lá turminha!!! Vocês estão crescendo a cada dia!
Com carinho,
Carol
Postar um comentário