quarta-feira, 1 de abril de 2009

Atividade à Distância- Unidade 4

Olá colegas,

Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?

37 comentários:

Alice Freitoza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice Freitoza disse...

A tecnologia possibilita a comunicaçäo entre as pessoas do mundo todo, em tempo real e proporciona agilidade nas relações humanas.

Alice Freitoza disse...

A internet é um meio de comunicação democrático,pois oferece a mesma informação para todo usuário,independente da sua classe social.
A internet facilita o trabalho do educador,dando a ele a possibilidade de realizar atividades com seus alinos fora da sala de aula e tendo um excelente resultado.
O educador passou a ter uma nova postura com o uso do computador em seu trabalho,ele é o mediador do conhecimento.E tem o poder de aguçar seus alunos ,para que façam cada vez mais o usa da tecnologia e desempenhando cada vez melhor o seu papel de educando.

MARISTELA FRANCO disse...

A informática veio para revolucionar todos os campo de trabalho.Possibilita um universo em diversas áreas.E o mais importante de tudo isso,é que está ocorrendo uma transformação por parte da sociedade.Todas as tecnologias,principalmnte a informatica e a internet está chegando a todas as classes sociais do mundo inteiro e melhorando a vida de todos

MARISTELA FRANCO disse...

Na educação as tecnologias vieram para dar muito mais enfâse no aprendizado e no ensinamento...É uma ferramenta de suma importância para o aprimoramento de suas funções.

SLADY disse...

omo estamos vendo, as mudanças estão acontecendo dia-a-dia, e como o "novo" quase sempre assusta, principalmente as pessoas que não tem o acesso à computadores, tudo o que falamos é novidade, vejo isso no olhar das crianças. Para mim, como educadora, sempre procuro agir de forma a chamar atenção delas. Atualmente, como na escola em que trabalho ainda não tem internet, os recursos que estou utilizando, são os dois programas que já tem no Linux Educacional, Desenho Tux Paint e a Série Educacional (GCompris). Lá, eu separo as atividades de acordo com as turmas que irei atender, procurando assim, envolver à cada aula, as crianças com o mundo da tecnologia.Isleide - Novo Gama

Turma Profuncionario Novo Gama disse...

Os profissionais da educação agora deve tomar como postura e metodologia, o perfil de mediador e não mais o de transmissor de conhecimentos, a tecnologia propõe ao educando acesso a informações em grande quantidade e instantaneamente isso faz com que este profissional deve está sempre atualizado para que não erre.

Denise Santos disse...

A tecnologia tem evoluído muito nos últimos dias e o seu uso em sala de aula tem melhorado a qualidade do ensino e facilitado a comunicação e transmissão de conteúdos dando mais oportunidade aos alunos de conhecer. Com o uso da Internet em todas as escola irá facilitar muito para o aluno, que poderá usar como fonte de pesquisa,e tendo uma nova forma de aprender sem se limitar somente ao livro didático, professor , quadro de giz e apagador.Vale ressaltar que a internet também tem seu lado ruim assim como a televisão e vídeo games cabe a nós como educadores conscientizar nosso alunos a utilizar bem e com responsabilidade.

PROINFO INTEGRADO - Vanessa disse...

Podemos observar que antes os professores se apegavam exatamente em quadro, giz e papel, hoje com tantas evoluções e tecnologia ela nos proporciona mais praticidade em menos tempo podendo ser realizada em qualquer local em que eu esteja que tenha um meio eletrônico de comunicação, que possa levar adiante minha informação.Nessa época o melhor que pode ser feito pelos profissionais da área é acompanhar a tecnologia e passar-la a frente para que nosso alunos possam realizar atividades que antes nossos avós nunca imaginaram fazer pelo computador e nem dar uma notícia em alguns segundos, onde antes levavam dias para ser efetuados.

cassiaceaar disse...

O uso da informática na educação veio
facilitar o trabalho, pois podemos dinamizar nossas aulas tornando-as mais atraentes e facilitando o aprendizado dos alunos.Cássia Colegio Alceu de Araujo.

Luz Verdadeira disse...

O que não podemos confundir é a metodologia com a tecnologia, pois hoje temos um milhão de recursos para se trabalhar em classe, porém ainda temos pouca formação... Mas não podemos deixar que isso nos atrapalhe, que infelizmente tudo está mudando com muita rapidez; pena a escola não!!! então é o momento de erguer as mangas e mãos a obra, pois nós ainda somos capazes de construir um mundo melhor... Tenho plena consciência que a tecnologia da informatização veio para mudarmos essa história! que tudo continua igual.

caesar disse...

possibilita uma interação mais dinâmica com as pessoa, isso é muito importante para uma aprendizagem mais significativa. É possível trocas de experiências com outros professores e alunos e isso contribui para uma aproximação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Dinalva Martins, disse...

A introdução do computador e da internet no ambiente escolar é hoje uma necessidade para o crescimento de uma pedagogia inovadora, desta forma, professor não será mais o detentor do conhecimento e o aluno simplesmente o receptor, mas profesores e alunos irão interagir visando um maior aprimoramento educacional.Todos os recursos que a tecnologia coloca a nossa disposição, abrem um novo campo de conhecimentos e possibilidades que auxiliaram tanto o educador quanto o educando.

Pura Filosofia disse...

Com o uso das tecnologias e principalmente o advento da internet - percebemos com maior rapidez e clareza no acesso às informações e transformações globais.Com o processo educativo vem tornando-s e mais dinâmico, obrigando o educador a atualizar-se. A educação tem expandido de forma muito vasta, o acesso ao conhecimento é notável e a cada dia a escola torna-se mais uma vitrine para o mundo que a cerca.
Porém, lá no interior dos prédios escolares muito precisa ser feito: 1º A educação precisa ser levada a sério; 2º Os gestores da educação mais competentes e menos corruptos; 3º O professor necessita ser valorizado; 4º As condições de trabalho melhoradas; 5º o gestor (diretor) deve ter autonomia e não função politiqueira na escola.

Escola Municipal Machado de Assis - Tempo Integral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Escola Municipal Machado de Assis - Tempo Integral disse...

Com o uso das tecnologias, as aulas serão mais produtivas,o processo aprendizagem será atingido com melhor aproveitamento e os alunos participarão mais das aulas.O papel do professor continua sendo o de facilitador e mediador do conhecimento dispondo de ferramentas que facilitarão seu planejamento.

MARCOS GERSON - TURMA NOVO GAMA

Pro Info Integrado disse...

A relação professor-aluno na educação é muito importante e com as novas tecnologias: computador e Internet, esses mesmos professores e alunos podem se aproximar cada vez mais, sendo que a relação pedagógica entre eles pode acontecer também fora da escola. Ou seja, através de e-mails, bate-papos, ambos se interagem e mudam assim as tendências didático-pedagógicas até entao existentes.

Unknown disse...

O professor hoje tem o recurso das tecnologias despertando assim o interesse do educando, ele se interessa mais nas aulas e não fica perdido no tempo.Hoje podemos interagir inclusão digital e inclusão social.

Proinfo Integrado disse...

O uso da internet torna as pessoas mais próximas, pois conseguem interagir em tempo real, saber das notícias e sobre tudo o que acontece no mundo. Nas escolas cria um vínculo maior entre professor e aluno pois aproxima o professor da realidade do aluno, que está totalmente ligado a tecnologia. O papel do professor é utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica auxiliando na aprendizagem e na construção do conhecimento.

Nicolina - Proinfo Integrado disse...

É um recurso inovador, em relação a internet tomar bastante cuidado com as visitas indesejaveis. Podemos agora por exemplo estar aqui e falar do outro lado do mundo. O educador possui agora uma visão mais ampla da realidade facilitando a interação professor/aluno.

Rilma de Sousa disse...

Além de podermos interagir com outros educadores sobre um determinado assunto , a internet nos permite saber em tempo real as mudanças e os acontecimentosdo dia a dia.As atualizações em tempo real permite tanto aluno como professor a interagir com o mundo , o que antes das novas tecnologias era muito demorado. Outro aspecto considerável é a atualização dos fatos, hoje é anadimissível ensinar um conteúdo ultapassado

Proinfo Integrado disse...

Podemos ter à convicção de que o computador e a internet, serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que essa comunicação virtual aproxime ainda mais o professor e aluno, fazendo com que o professor seja o pilar desse processo.

Proinfo Integrado disse...

Por meio da interação o ensino-aprendizagem desenvolve as capacidades fisicas e intelectuais de cada ser humano, a tecnologia veio em prol de dinamisar esse ensino, buscando novos mundos e transformando tanto o educador como o educando proporcionando a integração e globalização entre todos.O professor passou a adquirir uma postura diferenciada com o auxílio das novas tecnologias, por onde é possível que todos os acontecimentos possam chegar a atingir todas as classes sociais, sem distinção, mesmo que com muita dificuldade, mas sempre com uma intenção democrática para melhorar o mundo que nos rodeia.

Prô Franciene Alcântara disse...

Acesso a todos os tipos de informações.A facilidade e a praticidade que temos em utilizar as informações.
O professor tem que ser a ponte para que o educando possa interagir com esses recursos tecnológicos, orientando-os e educandos-os para utilizar o recurso para o seu crescimento.

Unknown disse...

Sou Mônica, e uma das mudanças ocorridas devido ao acesso a internet é a possibilidade de busca de conhecimento, através da internet é possível visitar lugares distantes,conhecer outras culturas,ficar atualizado e conectado com o mundo. O professor é o mediador deste processo ensino-aprendizagem e exerce um papel fundamental neste processo, orientando e conduzindo o aluno a utilizar a internet como um instrumento que viabilizará o seu aprendizado.

Proinfo Integrado disse...

Podemos ter a convicção de que o computador e a internet serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que essa comunicação virtual aproxime ainda mais o professor e o aluno.Fazendo com que o professor seja o pilar desse processo.

Unknown disse...

Com o uso da tecnologia dentro da sala de aula, o aluno passa a se interessar mais pelas atividades desenvolvidas, pois tecnologia é um recurso diferenciado e não se limita apenas a escola, mas garantirá um futuro diferenciado ao aluno interessado pela mesma; Diante disso o aluno e professor passam a buscar maior aprendizado o que enriquecerá sua cultura e aprendizado estreitando o laço entre os mesmos. O professor diante da máquina é um mediador do conhecimento, a busca é contínua.

Proinfo Integrado disse...

Hoje é necessário que professor e aluno diante de tantas mudanças voltadas ao empreendimento e a tecnologia, passem a se interagir melhor no convívio escolar. Diante da tecnologia ver-se a oportunidade e a necessidade do melhoramento da qualidade de ensino aprendizado. Como educador tenho a responsabilidade de levar e buscar conhecimento e a tecnologia me possibilita.

Mariza Beatriz disse...

As novas tecnologias mudam as relações professor-aluno, a medida que proporcionam uma aprendizagem mais eficaz, pois o aluno aprende de forma prazerosa e rápida o que levaria muito tempo para aprender em aulas convencionais. O educador deve fazer uso das novas tecnologias a fim de enriquecer suas aulas e conquistar seu aluno, levando-o a aprendizagens significativas e duradouras.

Unknown disse...

A tecnologia veio como um recurso que possibilita a interação das pessoas a distancia. O uso da internet nas escolas vai ajudar o professor aluno as auxiliar nas condições de trabalho.

PROINFO CRISTALINA disse...

O papel do professor agora com essa nova tecnologia ficou mais promissor, pois os alunos com esses recursos tecnológicos tem mais acessos às informações e o professor, com certeza, terá que buscar algo novo. Pois, a tecnologia está inserida em tudo. A interação entre professor e aluno ficou mais fácil.

Lucieny Xavier - Cristalina-GO

Proinfo Integrado disse...

Com o uso da tecnologia, ficou mais facil o relacionamento entre as pessoas e o mundo só que muitas vezes as escolas não oferece meios para que todos os alunos tenha um contato direto com o computador.

Proinfo Integrado disse...

Os alunos de hoje questionam muito mais do que os de antigamente, eles não aceitam simplesmente sim e não como resposta. Apesar das tantas mudanças ocorridas no ensino ainda existem muitos professores tradicionais que insistem em dar aulas como antigamente. Isso torna a aula chata e não desperta o interesse do aluno. O computador é uma máquina que prende a atenção do aluno, Hoje em dia ele está acessível a todos e é difícil encontrar uma criança que nunca tenha usado um computador. A idéia é unir o útil ao agradável. Utilizar o computador para ensinar aos alunos desde os conteúdos das disciplinas utilizadas em sala de aula até atividades do dia-a-dia do aluno (internet, orkut, msn) conscientizando-os de que esses sites de relacionamento são ótimos meios de comunicação desde que utilizados com responsabilidade.
Com o computador o professor tem diversos meios de ensinar aos alunos, desde jogos a vídeos, slides, aulas mais chamativas.
Se fizermos isso com certeza alcançaremos o objetivo proposto por todos os professores, que é a aprendizagem dos alunos.

Proinfo Integrado disse...

A tecnologia é bastante favoravel para a educação, pois através dela o professor podera aprimora-se metodologia e libertar se do tradicionalismo.

Unknown disse...

A relação professor -aluno na informática pode inovar a cada aula, pois o meio da tecnologia incentiva o aluno no aprendizado.Saindo da rotina o aluno vai se sentir motivado .

Pro Infro Integrado disse...

Olá Carol,
Sou Miria e vejo o uso da tecnologia , em especial do computador e internet como um processo de inclusão sociocultural. O que para nós adultos veio com desconfiança e até certo medo , para a criança é um lugar comum.Por tanto a educação quanto o educador tem que acompanhar esse processo,garantindo ao educando o acesso à esses recursos .Para que isso o educador deverá ter uma postura dinamizadora e criativa inserindo a tecnologia em sua prática.

Unknown disse...

Meu nome é Cilda e vejo que com o desenvolvimento da tcnologia em geral mas em observação o computador e a internet, os professores teram mais agilidade com processo educacional, os professores vão ter um acesso direto com os alunos podendo assim interagir com os mesmos incentivando eles a fazerem pesquisas resolver exercicios e o professor passa a levar estas tecnologias para sala de aula.