quarta-feira, 1 de abril de 2009

Atividade à Distância - unidade 5

Conectar computadores é um trabalho.
Conectar pessoas é uma arte.


(Eckart Winlzen)


Nesta unidade conversamos sobre a prática de "copiar e colar" e algumas formas de fazer referência ao material retirado da Internet ou de outras mídias. Procuramos, sempre que possível, fazer uma relação entre os temas da unidade e a prática pedagógica.
Agora é sua vez de experimentar. Escolha um dos sites de pesquisa indicados, navegue por ele para conhecê-lo e pense numa atividade que gostaria de realizar com seus alunos ou em sua prática do dia-a-dia, utilizando esse site. Em seguida relate aqui sua experiência para ser compartilhada com seus colegas.

20 comentários:

MARISTELA FRANCO disse...

"Tecnologia na Educação" é expressão mais abrangente do que "Informática na Educação", que tradicionalmente privilegia o uso de computadores em sala de aula, ou, mais recentemente, o uso de computadores em rede para conectar a sala de aula com o mundo externo a ela, através da Internet.

A expressão "Tecnologia na Educação" abrange a Informática na Educação mas não se restringe a ela. Inclui, também, o uso da televisão, do vídeo, e do rádio (e, por que não, do cinema) na promoção da educação

Pro Info Integrado disse...

Ao entender a importância dos direitos de autoria e que cada um é responsável por aquilo que escreve, os alunos foram levados a pesquisar sobre "obras e autores" e assim, puderam aprender que o que escrevemos pode influenciar outras pessoas. Obras e autores levou os alunos a pensar sobre isso e a praticar os recursos de copiar e colar usando a ferramenta Writer.

Unknown disse...

Navegando pela internet na site slideshare descobri, que posso utilizar meus educandos para fazer pesquisas e debatermos em sala de aula.os educandos escolherão o assunto sobre o meio ambiente, baixar os slide para seus blogs e depois trocarem de computador. cada educando ira ler a pesquisa do colega comentando a mesma.E o que eles entenderão da pesquisa do colega.Assim aprenderam a navegar na net com segurança e conhecimento,utilizando ferramentas do computador como colar e copiar.

Proinfo Integrado disse...

No intuito de desenvolver as habilidades dos educandos, a informatização á grande amparo, com isso utilizou-se do recurso da internet para pesquisar sobre o "meio ambiente", sendo oferecido aos alunos o site, para que os mesmos desenvolvessem as habilidades de pesquisa, leitura, vizualização de slides, para posteriormente, em sala de aula regular demonstrarem em debate a importância, as causas e consequências referentes aos impactos causados ao meio ambiente, tudo relacionado com a pesquisa desenvolvida na sala de informática.

Proinfo Integrado disse...

Com o intuito de utilizar um meio didático mais dinâmico no ensino da matemática, utilizei um dos jogos do Rived para juntamente com os alunos trabalhar com a questão de "semelhança através de ampliações e reduções de medidas" utilizei a tecnologia para que os alunos aprendessem de forma lúdica e para aproveitar os recursos didáticos oferecidos pela escola, desse modo o conhecimento é construido em bases firmes e não há riscos do conteúdo ser esquecido pelos alunos.

Rilma de Sousa disse...

O universo tecnólogico tornou infinitas as possibilidades de trabalhar e criar com nossos alunos. Como trabalho na primeira fase do ensino fundamental, mais especificamente com a alafabeetização,gosto muito de trabalhar com joguinhos educativo,tanto em conhecimento geral, como os de raciocínio lógico em matemática.

PROINFO CRISTALINA disse...

Por trabalhar na zona rural, trabalhei com a realidade dos alunos, onde planejei a aula para que fosse realizada da seguinte forma: trabalhando sobre o meio-ambiente, pesquisei sites especializados no assunto e em sala de aula, passei os endereços dos mesmos para os alunos que no primeiro momento, fizeram buscas de paisagens e depois fizeram uma produção de texto sobre a imagem que encontraram, de forma livre.
Os resultados foram positivos, pois ao mesmo tempo que a conscientização ambiental foi feita, o conhecimento da informática também.

Lucieny Xavier - Cristalina-GO.

Proinfo Integrado disse...

É uma experiências boa para que o professor possa buscar e mostrar ao aluno a sua importância de uso do site. E procurar falar para o aluno os danos que pode causar essas buscas na internet. Então temos quer buscar mostra ao aluno só aquilo que faz necessário para trabalho de escola e de importância para a sua vida no dia a dia.

Proinfo Integrado disse...

O site http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica.
Facilitará o trabalho do professor de matemática do ensino fundamental,médio e superior trazendo os conteúdos contextualizados.

Unknown disse...

Descobrir que no site slides, posso trababalhar com meus alunos fazendo debates na sala de aula mostrando a importancia do tema escolhido e assim o aluno tera conhecimento usando a internet.

Nicolina - Proinfo Integrado disse...

É fascinante poder interagir o aluno e a máquina , mas sempre orientando para que o mesmo oriente a se próprio o que é certo e errado para se lançar no site.

Prô Franciene Alcântara disse...

O site http://images.googleo.com/imgres?imgurl=http://2.2bp.blogspot.com/-lhSN=GNOeoY/SLrKoVWs-QiAAAAAAAAApA,/
Tornará uma aula de produção de texto mais rica e através do vídeo o professor enriquecerá a aula tornando os educandos mais criativos e críticos.

Proinfo Integrado disse...

Devemos fazer com que nossos alunos aprendam a usar a internet com responsabilidade e segurança, que eles façam pesquisas e não copie o que esta la, pois é apenas um meio de pesquisa.

Proinfo Integrado disse...

Como professora devemos concientizar os nossos alunos e termos a consciencia de que tem na internet serve de base para nossa pesquisas escolares.

Unknown disse...

Busquei no site da cidade de Cristalina, sobre a historia da mesma, suas memórias, seu inicio, sua cultura, ponto turísticos ,tudo que enriquece o conhecimento dos alunos e que levassem os mesmo a conhecer melhor a historia de seu município. Digitei pequenos trechos e enriqueci os mesmos versos da poetiza goiana Cora Coralina e com Hino de Cristalina. Apresentamos uma peça e foi um sucesso. É a tecnologia na busca do aprendizado.

Pro Infro Integrado disse...

Ao utilizar o site slideshare, os alunos seriam motivados a criar um slide, apresentado tema voltado à conservação do meio ambiente.Após a exibição, a turma escolheria o mais consistente e apresentaria para outras turmas num seminário.Miria, Cristalina-GO.

Unknown disse...

Ao trabalhar o tema água com os alunos do 4º Ano,pesguisei no slideshare e descobrimos muitas informações sobre o tema,inclusive,belissimas apresentações de slide,que trata o tema com muita clareza e facil compreensão.A partir da pesquisa realizamos algumas experiencias em sala que ajudou na fixação do conteúdo.

Proinfo Integrado disse...

Como professora de inglês, fiz uma atividade de compreensão auditiva com meus alunos. No site do youtube escolhi a música "Where is the love" da banda "Black Eyed Peas", passei a letra da música aos meus alunos e pedi que acompanhassem: 1ºpasso: só ouvir a música; 2º passo: tentar acompanhar a música (repetir pelo menos umas 3 vezes), 3ºpasso: tentar cantar junto com a música;
4º passo:pedi aos alunos que identificassem as palavras e expressões já aprendidas por eles. Com essa atividade eles puderam se descontrair assistindo o clipe e ouvindo a música, e ao mesmo tempo assimilar as palavras já aprendidas ao vocabulário dos cantores nativos da língua.

Unknown disse...

fiz algumas pesquisa e vi que em sala de aula eu posso usar o compuntador para fazer meus alunos interagirem, fazendo pesquisas e sempre observando os autores da materia publicada que esta sendo pesquisada, mas posso ver que atrai muito a atenção do alunos a patrica da pesquisa usando o computador pelo acesso aos slaids e outros.

Mariza Beatriz disse...

Como sou professora de língua Portuguesa do Ensino Médio escolhi para trabalhar com meus alunos alguns contos de Machado de Assis, que foram previamente selecionados nas obras de Domínio Público, a partir deles criei questões comuns, que foram trabalhadas com diferentes narrativas do mesmo autor. O trabalho tornou-se ainda mais interessante,tendo em vista que os alunos conheceram várias histórias do autor, apesar de terem trabalhado apenas com uma, através do comentário dos colegas.